Prefeitos da Amau visitam consórcios

Publicado em 13/04/2017, Por Conisa

Uma comitiva da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), liderada pelo presidente, Beto Bordin, esteve visitando na quarta-feira (12), os consórcios Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conisa), em Nonoai, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste (Cisa), no município de Ijuí.

O objetivo das visitas foi conhecer este trabalho tão importante para os municípios e regiões, pois o consórcio é mais uma ferramenta das prefeituras para ajudar em todos os serviços ligados à saúde da população. Nas visitas foram apresentados os benefícios para os municípios na compra de medicamentos na forma consorciada. Cada município associado paga uma taxa mensal, conforme o número de habitantes e o consórcio realiza toda parte da licitação dos remédios, fazendo com que o valor baixe de acordo com a melhor proposta. Todos os serviços prestados pelos consórcios são auditados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Pela manhã foi visitado o Conisa, onde a coordenadora geral, Juliana Winckler, explicou como funciona o trabalho do consórcio. Esteve presente o vice-prefeito de Nonoai, Paulo Rodrigues.

Na parte da tarde a comitiva visitou o Cisa, que é referência no estado como consórcio intermunicipal de saúde. A diretora executiva, Maria Elizabete Rolim de Jesus e o assessor Jurídico, Gilberto Scapini, explanaram todo o funcionamento do consórcio, a estrutura funcional, como é feito o pregão, a parte jurídica, o estatuto social, os serviços ofertados, consultas e exames especializados, também a compra e distribuição de medicamentos.

O presidente da Amau, Beto Bordin, assim como todos que estiveram nas visitas, ficaram impressionados com o amplo serviço oferecido pelos consórcios, bem como a organização para oferecer um trabalho profissional.

Beto Bordin, destacou a importância das visitas para conhecer melhor como são os trabalhos dos consórcios na compra coletiva de medicamentos, “comprar medicamentos através do consórcio traz mais vantagens e menos custos para o município. Nós conhecemos estas experiências positivas pelas informações que temos do sucesso que é considerado estes consórcios. Nós já tivemos o consórcio que funcionava na região da AMAU, mas agora como uma das metas é de recuperar e viabilizar não só a aquisição de medicamentos, mas de exames, serviços médicos, até a questão sanitária. E este grupo de trabalho tem a missão fazer este trabalho de avaliação para retomar o consórcio” ressaltou Beto.

- Ainda, falou que uma das soluções para os municípios vão ser os consórcios. E o objetivo é a economia, que é feita através do consórcio.

Estiveram na comitiva o presidente da Amau e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, prefeito de Gaurama, Leandro Puton, vice-prefeito de Mariano Moro, Valdecir Mariano Pinto, vice de Campinas do Sul, Glademar Baldissera, e secretários municipais.